Diferença entre Identidade e Personalidade de Marca
27 de setembro de 2021TREND 2022: O que vai ser tendência no novo ano.
Quando se fala em 2021, já se sabe que teve muita coisa que rompeu paradigmas, principalmente na área de comunicação. E para 2022 não será nada diferente, a pluralidade estará em tudo, com identidades “quebradas” e torcidas cada vez mais evidentes. Sabemos que as tendências não entram em um ano e vão embora no outro, elas já vêm vindo há alguns anos trabalhando as mentes mais criativas, como o minimalismo que desde 2010 se tornou o queridinho de muitos designers e demais profissionais da comunicação.
Pois bem, acompanhamos o trabalho do pessoal da Graphic Mama, um estúdio de ilustrações, que sempre nos alimenta com boas inspirações. Para esse conteúdo, utilizamos o estudo que eles disponibilizaram na web, e adaptando alguns pontos para a nossa realidade. Bora compartilhar essas tendências?
MASHUP 2D / 3D
Você já deve ter ouvido falar sobre o termo Mashup, principalmente na área da música, uma mistura que sempre sai algo fantástico. Então, aqui podemos ver o termo misturando o 2D com o 3D. Essas peças criativas vão mostrar em 2022 o melhor que se pode aproveitar desses dois mundos.
Esta tendência é muito adaptável a todos os formatos, desde ilustrações e animações até web design e tipografia. Está se tornando especialmente popular para design de aplicativos.
FONTES TORCIDAS
Essa tendência vem com uma tipografia que quebra os padrões. Segue uma filosofia de impressão semelhante à da Riso: algo está lindamente fora de moda e imperfeito. Lembram do termo “Tipografias dramáticas”? Ele veio forte em 2013, mostrando que textos não se limitam apenas ao lado informativo, mas sim criativo, onde interajam com o projeto visual. Os textos torcidos quebram a ordem: uma única
letra pode estar de cabeça para baixo, maior ou menor, em uma fonte diferente ou completamente ausente. Pode ser algumas letras em um texto pequeno, seguindo um padrão diferente do resto das letras para revelar uma mensagem diferente. É a maneira perfeita de enfatizar e chamar a atenção para algo específico.
VIDRO E CRISTAIS
No ano passado, o design dourado foi uma grande tendência, imitando ouro físico realista e dando aos itens do dia a dia um toque especial extra. A tendência agora mudou para vidro e cristal com incrível realismo em 3D para trazer odesign gráfico para o próximo nível.
CANDY COLOR
Sim, é verdade esse bilhete! Faz tempo que se fala dos tons doces, assim como o minimalismo, mas se você realmente quiser fazer uma declaração ousada e espalhar ainda mais positividade, os esquemas de cores doces são uma boa escolha. Podemos ver como cores doces se traduzem em vários campos do design gráfico, como ilustrações, web design, tipografia e animação. Chama a atenção no bom sentido, com uma atmosfera forte e ao mesmo tempo amigável, um pouco psicodélica, e bastante hipnotizante.
ESTILO DE IMPRESSÃO RISO
Para ser mais ousado nas tendências, também podemos voltar décadas no tempo. Não é surpresa que a arte do risógrafo esteja de volta tanto física quanto digitalmente como estética. O risógrafo de décadas foi originalmente criado para fazer fotocópias em escritórios. Podemos dizer que foi quase uma serigrafia nos anos 80. No entanto, o modelo logo se tornou uma ferramenta para artistas e designers criarem belas obras de arte abstratas, pôsteres e anúncios dos quais é impossível desviar o olhar. Há duas razões para isso. Primeiro, temos essas cores vivas exclusivas que outras impressoras não podem produzir.
Em segundo lugar, as impressões geralmente saem com pequenas imperfeições, como vazamento de tinta, cores inconsistentes, problemas de alinhamento imprevisíveis que também são conhecidos em nossa região como impressão fora de registro.
Essa imprevisibilidade torna a risografia desafiadora e aventureira, pois mesmo que você planeje suas camadas com perfeição, você ainda obterá algo único e inesperado.
ART DECO
Essa arte, é o tal simplificar a geometria de forma elegante. Esse estilo de arte apareceu no início do século 20 como uma resposta direta à Art Nouveau e aos velhos hábitos. Sua filosofia é toda sobre inovação, modernismo e olhar para o futuro com robustez, dignidade silenciosa e resiliência. Com tudo o que tem acontecido nos últimos anos, não é surpresa que essas filosofias voltem à arte e ao design gráfico. Uma dica para trabalhar essa arte, é procurar simetria, geometria e obras simples, mas esteticamente agradáveis. A Art Déco pega o que não tem remorso e o antitradicional e o transforma em formas geométricas e contornos ousados.
PAPER CUTOUT
Conhecido também por apenas Paper Cut ou Corte de Papel, ela é outra arte tradicional que chegou ao digital. Sim, você já ouviu falar, mas como já comentamos lá no início, muitos estilos ficam anos como tendência, cada ano se fortalecendo mais. Mas olha que legal, ao longo da história, podemos encontrar recortes de papel em todas as culturas com uma coisa em comum: cada desenho é recortado de uma única folha de papel em vez de colagens. Claro, quando se trata do digital, os designers gráficos usam ambas as técnicas para criar incríveis peças de arte em todas as formas de design gráfico.
PERSONAGENS 3D
Para complementar todas as tendências, vamos falar sobre os personagens 3D que invadiram o espaço do design gráfico em apps, sites e animações. Esses personagens se adaptam ao design 2D, holográfico, design de cores doces e tudo o que falamos nas tendências do design gráfico de 2022. Como uma imagem vale mais que mil palavras, aqui estão alguns exemplos incríveis das tendências de personagens 3D que todos podemos desfrutar.
DESIGN HOLOGRÁFICO
Essa difração de luz é muito atraente e escalou para rivalizar com as principais tendências em design gráfico. Recentemente, todos nós pudemos encontrar a tendência holográfica em artigos de papelaria, design de produtos, design de moda (especialmente bolsas e sapatos) e assim por diante. No entanto, essa tendência é tão atraente que não é surpresa que tenha chegado ao design da web e de animação também. Sem mencionar aplicativos e até mesmo logotipos.
O que todos podemos concordar é que o design holográfico parece muito de alta tecnologia e futurista com sua mistura de destaques em pastel multidimensional de alto brilho. A melhor parte é que esses realces dão a impressão de se moverem mesmo em imagens estáticas.
PSICODELIA
A estética sinuosa, derretida e distorcida da psicodélica na década de 1960 mudou o design para sempre. Como uma tendência imortal, esses visuais sempre voltam com o surgimento de cada nova contracultura. Imitando viagens de ácido com cores alucinantes, a tendência psicodélica que começou como uma forma de arte com Wes Wilson e seus famosos pôsteres de rock, agora está de volta para refletir o caos dos tempos confusos. Assim como na música e na moda, o psicodélico no design gráfico reflete o espírito despreocupado que anseia por quebrar as algemas extraindo força de dentro.
Os resultados em animação, web design, tipografia e gráficos em movimento são incríveis e fascinantes. Estamos prestes a ver muitos desses designs trippy em 2022.
As tendências de design gráfico 2022 ressoam com nosso esforço para encontrar significado e prazer em tempos difíceis e para quebrar o que nos impede. Criadores de todo o mundo ganham força com uma mente aberta para criar designs fascinantes com cores vivas, movimento, imperfeição perfeita e futurismo. O próximo ano é definitivamente algo para se esperar.
Espero que tenham gostado das dicas. A W.Godoy está sempre de olho nas novidades, e apoiando o design brasileiro. Este artigo teve como fonte, os estudos da Graphic Mama, e assim como eles, queremos compartilhar sempre ideias relevantes que possam ajudar a sociedade a estar sempre antenada no mundo da comunicação.